16 setembro 2010

Descamisada á moda antiga....




A Descamisada consiste em despir a maçaroca de milho, no qual os participantes, num sistema de entreajuda, se acomodam sentados ou ajoelhados em redor das espigas do milho, normalmente num chão de um pátio ou de uma eira. Munidos de um “espeto” (pau ou prego afiados), separam a capa exterior e as camisas interiores das espigas. É este o trabalho que personaliza o acto de nome “descamisada”, atribuído pelo povo.

Nesta tradição participaram uma quinzena de idosos do Centro Social na freguesia vizinha de Sta. Catarina da Serra mais propriamente no lugar da Loureira. Estes idosos, participaram com muita alegria e saudade neste evento, em que relembraram os tempos de outrora, cantarolando as cantigas dos tempos da juventude.

O Centro Social de Atouguia, agradece ao Sr. José Neves Gameiro, a forma e o carinho como acolheu os nossos utentes, o qual lhes proporcionou uma tarde inesquecível

2 comentários:

jardim disse...

É bom sentir que os costumes antigos ainda não cairam em desuso!

Unknown disse...

De facto só devemos é agradecer a disponibilidade deste senhor que, sendo nosso vizinho, se disponibilizou para que os nossos idosos recordassem coisas que a memória se calhar já lhe tinha feito esquecer.
Obrigado e bem haja