04 outubro 2009

PROJECTO DO JARDIM DE INFÂNCIA



À semelhança dos anos passados, também no ano lectivo que está a iniciar existe um tema de fundo que será como que o mote de trabalho para todas as actividades - "MULTICULTURALIDADE - NÓS E OS OUTROS".
"Educar para a multiculturalidade é abrir as portas a uma maior liberdade de escolha a todos os níveis: afectivo, social, profissional, cultural e estético".
Como explicação para a razão deste projecto, a equipa de trabalho do jardim de infância explica que este tema é o primeiro de quatro temas a desenvolver até 2012. Assim, após este ano pretendem trabalhar o tema "Raças", depois as "Deficiências" e finalmente a "Arte".
Dado que a multiculturalidade é um aspecto específico da socialização, directamente relacionado com valores e atitudes. Os valores e as atitudes transmitem-se sempre em situações reais, nas interacções que as pessoas estabelecem com os seus semelhantes no meio em que vivem.
O jardim de infância é o lugar adequado para introduzir as nossas crianças na riqueza trazida pela diversidade.
O objectivo geral é educar as crianças no sentido de respeitar a diferença, promovendo atitudes de partilha e respeito por culturas e costumes diferentes dos nossos.
Para desenvolver este objectivo, serão promovidas actividades que valorizem as culturas das regiões de onde as famílias são oriundas e das diferentes etnias; sensibilizar para os valores da cidadania; fomentar a participação das famílias, pedindo aos pais para interagirem com as crianças vindo à sala falar da sua própria cultura; divulgação de aspectos da tradição portuguesa, e interagindo com outros jardins.
Todo o projecto com a calendarização das actividades para o ano lectivo poderá ser consultada pelos interessados, junto da coordenação do jardim.

Sem comentários: