25 janeiro 2010

30º aniversário do centro - EM JEITO DE BALANÇO - Sexta-feira

Tendo como conferencista o Sr. Dr. Horácio Lopes, de Fátima, foi desenvolvido por este formador a temática do Ser Humano e da respectiva responsabilidade social, na sociedade moderna.
Desenvolvendo ideias como "todos os momentos da vida são oportunidades para nos tornarmos pessoas" e "sou humano porque nasci da espécie humana, mas não sou um ser acabado porque estou permanentemente em transformação" ou ainda "o importante não é o que fizeram comigo, mas sim o que fiz do que fizeram comigo". Esta última ideia foi o mote para a segunda parte da conferência "O ser humano em sociedade". "Viver com os outros não é uma questão opcional; opcional é a forma como vivo com eles".
Em sociedade devemos escolher o que queremos ser e temos três possibilidades básicas: "fazer as coisas acontecer", "ver as coisas acontecer" ou "perguntar: o que é que aconteceu?".
Conforme for a nossa opção anterior ainda temos várias possibilidade de agir e que podemos escolher entre "agir pelo meu bem", "agir pelo bem da 'instituição' (sociedade)" ou "agir pelo bem das pessoas". Também esta última ideia serviu de mote para a terceira parte da conferência "O Voluntariado".
"O voluntariado não é para realizar o nosso próprio bem", mas para o bem dos outros dado que "a dignidade do voluntário não se vê no que é mas no que faz". O voluntário não deve impôr a sua ajuda, mas sim aceitar o pedido de ajuda que lhe chega. "Nunca deve ajudar quem não quer ser ajudado". Deve ter capacidade para "ver a realidade com o olhos do outro".
O melhor que podemos dar aos outros e nós mesmos e a nossa disponibilidade para estar presente quando somos chamados.
Nesta conferência estiveram presentes cerca de 60 pessoas, entre funcionárias, sócios e outras pessoas que quiseram associar-se à nossa festa.
No final conforme estava previsto foi servido um chá / café de boa noite a todos os presentes.

2 comentários:

Armindo Silva disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Armindo Silva disse...

Já conhecia de vista o Dr.Horácio mas desconhecia a sua faceta de conferencista, espero não ser a última vez que assista a uma conferência em que ele seja o orador é excelente.