09 fevereiro 2011

Janeiras do Jardim do Centro Social e Paroquial


Foi no dia 14 de Janeiro de 2011, que os meninos das salas do Pré-escolar foram cantar as Janeiras às Instituições da nossa Freguesia.















Junta de Freguesia .....





Escola do 1º Ciclo...



















e Centro de Dia.
Agradecemos a forma simpática e "adoçante" como fomos recebidos, e prometemos continuar!

TARDES DE CONVÍVIO

FEIRA DO PINHÃO, NO OLIVAL


Ida à Feira do Pinhão, no Olival

Na data em que se comemora o Dia de Nossa Senhora das Candeias, os nossos utentes foram passear até ao Olival, à tradicional feira que se faz sempre neste dia.

Observámos o que os feirantes tinham à venda e comprámos pinhões, tremoços, pevides e outras coisas. Entre conversas com conhecidos que lá encontrámos, passeio e descanso, passámos uma tarde diferente.

CANTOS DAS JANEIRAS




Canto das Janeiras no Centro de Dia

Foi no dia 28 de Janeiro que os meninos da Escola Primária da Atouguia, assim como as suas professoras e auxiliares, nos prendaram com um rito anual ao virem cantar as Janeiras ao Centro de Dia.

Cantaram e encantaram, deliciando a tarde dos nossos avós. No entanto, não foram embora sem a nossa retribuição, pois a utente Maria Reis Pereira apresentou-nos um cântico lindíssimo, alusivo a esta quadra.

Agradecemos o gesto, salientando que a nossa casa só é rica com a vossa presença!


CANTAR AS JANEIRAS


Visita dos meninos do Jardim

No dia 14 de Janeiro, os meninos do nosso Jardim de Infância vieram ao Centro de Dia para cantar as Janeiras. Foi uma visita rápida mas muito engraçada. Vinham acompanhados com as suas educadoras e auxiliares e contaram também com a preciosa ajuda do professor de música e a sua viola. Afinadinhos e empenhados, cantaram e gesticularam na perfeição.

Os Avós agradecem este pequeno momento!

Aula de Ginástica




Aula de Ginástica

Para começar bem o dia tivemos uma aula de ginástica de meia hora, com a participação especial da nossa estagiária do curso de Geriatria, pois era o seu último dia na instituição.

Umas vezes descoordenados, outras em tempo certo, todos participámos, sentados e de pé, com e sem os “paus”. Corremos, saltámos, flectimos alguns membros do corpo e fizemos alongamentos. No final, como forma de hidratação, bebemos água.


08 fevereiro 2011

DIA DO IDOSO E DO DOENTE

Dando continuidade a uma tradição já antiga da nossa instituição, no próximo dia 13, celebraremos o "Dia do Idoso e do Doente".
Será uma celebração singela que constará apenas da participação dos idosos e doentes, utentes das valências de idosos da instituição, na eucaritia das 11h00, na Igreja Paroquial.
Após a eucaristia será servido o almoço a esses mesmos utentes, no Centro de Dia, regressando estes a casa após a refeição.
Este encontro tem a intenção de celebrar a Festa de Nª Sª de Lurdes, padroeira dos doentes, que se celebra em toda a europa no dia 11.
Como é habitual, teremos a colaboração do grupo de voluntários da instituição.