25 dezembro 2009

30º ANIVERSÁRIO DO CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL

É já no próximo dia 23 de Janeiro de 2010 que a nossa instituição celebra os seus trinta anos.
Refere o nº 1 do Artigo 1 dos seus estatutos que "o Centro Social Paroquial de Atouguia, criado em vinte e três de Janeiro de mil novecentos e oitente, ... é uma Associação de Fiéis ... com o objectivo de promover a solidariedade ... e facultar os serviços ou prestações de Segurança Social, ... e exercerá as actividades consideradas convenientes".
Como é do conhecimento, esta instituição que tem o reconhecimento de Utilidade Pública, iniciou a sua actividade apenas com Jardim de Infância, depois conserguiu uma sala de Creche e anos mais tarde ATL. Após alguns anos apenas com valências destinadas a crianças iniciou as actividades com idosos com convívios periódicos, mais tarde conseguiu a aprovação da valência de Centro de Dia e Apoio Domiliário, tendo agora também uma pequena Residência, estando a sua direcção a pensar já na construção de um Lar para acolhimento de um maior número de utentes.
Com uma equipa de trabalho de mais de quarenta pessoas, é uma instituição que trabalha todos os dias pelo bem estar de todos os seus utentes.
Com este gosto em servir, chega a passos largos o dia do aniversário da instituição que não pode ser esquecido, mas sim celebrado por todos, utentes, funcionários, direcção e população em geral, com a maior pompa, tendo em conta não apenas todo o trabalho realizado até agora, mas pensando no muito que está para fazer e que importa pensar em conjunto.
Assim, CONTAMOS COM TODOS para a celebração do nosso aniversário, em actividades que serão oportunamente anunciadas, e que se realizarão nos dias 22 , 23 e 24 de Janeiro de 2010.
VENHAM CELEBRAR CONNOSCO.

09 dezembro 2009

7 de Dezembro - AS CRIANÇAS DOS 5 ANOS FORAM AO CIRCO

Apesar de alguns precalços nas vésperas do dia 7, o prometido foi cumprido e o primeiro grupo de crianças da nossa instituição, da sala dos 5 anos, foram de passeio a Lisboa, para ver um espectáculo de circo, no Coliseu dos Recreios.
Não recolhemos imagens do espectáculo, mas fize-lo relativamente ao almoço servido às crianças e acompanhantes no espaço próximo do Oceanário e do Jardim da Água, no Parque das Nações.


Os bancos onde nos sentámos, com o Oceanário ao fundo



Os preparativos de limpeza dos bancos, com o Jardim da Água ao fundo


Continuação dos preparativos e instalação dos "esfomeados"


O ar abatido e cansado de parte do grupo



O ar mais animado dos que já comiam.


Alguma apreensão pela demora na chegada dos mantimentos tão desejados.


Já tinham comido... vejam a cara feliz


Aqui a dar duro nos referidos mantimentos


Como é quase da prache nestas ocasiões, houve um pequeno precalço, que deu em entalão em dois dedos, mas nada de muita gravidade. As melhoras


Mas nem isso afasta a boa disposição da interveniente


Bem dispostos mas sempre meio envergonhados


Parte dos grandes que foram em jeito de regresso às origens


E mais duas, todas jeitosas


E para terminar o staff que acampanhou o grupo sempre preparados para qualquer eventualidade e, como é já habitual, bem dispostas.
Claro que a fomica também apertou por ali e a prova está á vista.

08 dezembro 2009

FESTA DE NATAL DOS MAIS PEQUENOS



Será já no próximo dia 16 que se realizará a Festa de Natal do Jardim de Infância e ATL da nossa instituição.
Terá início pelas 20h00 e terá lugar no cine-teatro de Ourém.
Contamos com a presença de todas as crianças e respectivos familiares, para que esta possa ser mais uma ocasião de grande convívio e união entre todos, neste tempo de Natal que se aproxima.



04 dezembro 2009

PRENDA DE NATAL DOS UTENTES JÁ CHEGOU

Conforme já tinha sido anunciado a alguns dos nossos utentes e colaboradores, chegou hoje aquela que é considerada pela direcção do Centro Social, a prenda de Natal dos nossos utentes, dado que serão eles os primeiros beneficiários dessa prenda.

CHEGOU HOJE O NOSSO AUTOCARRO



Com 35 lugares para passageiros e ainda para lugar para guia e motorista, é este o orgulho da direcção do Centro Social.
Com o recurso a um crédito bancário e à utilização de uma parte substancial das economias da instituição, foi possível concretizar este sonho e garantir o transporte em condições de respeito da lei.
Servirá em primeiro lugar para o transporte dos utentes de e para as suas residências, nas condições de segurança exigidas pela nova legislação, em especial para transporte de crianças; depois será utilizado nos passeios habitualmente realizados com os participantes nos convívios e, em terceiro lugar, poderá servir para passeios ou viagens organizadas por particulares ou colectividades da nossa freguesia ou de outras, desde que tenham um carácter cultural e/ou recreativo.
Esta nova viatura implicará a contratação, a curto prazo, de um motorista com habilitação específica para a condução de viaturas de transporte de passageiros e necessáriamente a revisão das rotas de tomada de utentes, sem prejudicar nem os utentes nem a conservação da viatura.
Esperamos que toda a comunidade colabore e contribua para a utilização deste autocarro nas melhores condições para todos e que, seja possível servir a todos sem dificuldade.


01 dezembro 2009

ELEITOS "NOVOS" CORPOS GERENTES

Conforme constava da convocatária da Assembleia Geral Ordinária, marcada para o passado dia 26 de Novembro, foi feita a eleição de corpos gerentes da nossa instituição para os próximos três anos, 2010/2013.
A assembleia decorreu com a maior ordem, sendo de registar apenas a pouca adesão dos sócios, ao contrário do que se pretendia e esperava, após a carta convite dirigida a todos os sócios (196) no início do mês, na qual era pedida uma maior participação e empenhamento de todos.
Não tendo sido apresentada qualquer lista concorrente até ao início da assembleia, nem demonstrado, por qualquer sócio, a vontade de se candidatar, os corpos gerentes cujo mandato termina no final do ano em curso, aceitaram a recandidatura, por proposta apresentada por um dos sócios, tendo sido eleitos por mais três anos, pela maioria dos sócios presentes com a abstenção de 4 dos recandidatos.
Os próximos anos serão de muito trabalho e terão de ser de grande rigor, dadas as dificuldades orçamentais que se prevêem, em virtude do cada vez maior aperto colocado pelas entidades públicas nossas parceiras.
Estamos certos que da parte de todos os nossos colaboradores, e outros prestadores de serviços, haverá a maior disponibilidade para que tudo seja levado a bom porto, para bem de todos e de forma especial os nossos utentes que merecem toda a nossa dedicação e esforço.