12 novembro 2009

CONFECÇÃO DO BOLINHO COM OS MENINOS DA ESCOLA DE ATOUGUIA


No dia 29 de Outubro, os avós do Centro de Dia cumpriram mais um ano de tradição: a confecção do bolinho com os meninos da Escola da Atouguia.


Ao chegarmos à escola, deparámo-nos com a massa quase pronta e passado pouco tempo, estava tudo a postos para seguirmos para casa do Necas, onde iríamos cozer os bolinhos.


Já no destino, metemos mãos ao trabalho onde avós, netos, professoras e auxiliares, começaram a dar forma ao pretendido. Enquanto uns separavam a massa e passavam o ovo pelo bolinho, outros colocavam o açúcar por cima polvilhavam com farinha a mesa onde estes se encontravam. Finalmente, o preparado vai ao forno e o resultado foram uns bolinhos com um óptimo sabor e um agradável aspecto.


Para terminar, agradecemos pelo segundo ano consecutivo, a disponibilidade da família que deixou a sua casa ser invadida e ser utilizada para este trabalho.

11 novembro 2009

CONFECÇÃO DO NOSSO BOLINHO


Dia 28 de Outubro, confeccionamos o nosso bolinho em casa da nossa funcionária Ermelinda.

Fomos de manhã para o Casal Branco e quando chegámos, já a massa estava pronta e os bolinhos à espera do ovo e do açúcar. Metemos logo mãos à obra e rapidamente duas amassaduras estavam prontas para ir ao forno.

Num abrir e fechar de olhos, estavam cozidos uns bonitos e apetitosos bolinhos. Enquanto uns limpavam a farinha, outros colocavam as doçarias no cesto para levar para Centro de Dia. À tarde voltámos para fazer mais duas fornadas e, consequentemente, a sua prova.

Queremos agradecer á nossa funcionária pela disponibilização do espaço e instrumentos necessários para confecção dos bolinhos. Ainda não podemos deixar de agradecer ao marido da Ermelinda que foi também ele incansável.

APANHA DA AZEITONA NO NOSSO QUINTAL


Tal como nos anos anteriores, 2009 não fugiu à regra e, mais uma vez, fizemos apanha da azeitona no nosso quintal. Esta realizou-se no dias 19 e 26 de Outubro, com ajuda dos avós que mesmo com as suas dificuldades físicas, contribuíram para apanha de 188 kg de azeitona (22 litros de azeite).

Foram dois dias cheios de boa disposição em que se conversou, cantou e onde histórias de antigamente não faltaram.

APANHA DA AZEITONA NA ESCOLA DA ATOUGUIA


No passado dia 23 de Outubro, pelas 10h30, os nossos avós do Centro de Dia e, à semelhança dos anos anteriores, foram mais uma vez, apanhar a azeitona para o recreio da Escola de Atouguia.

Foi uma manhã diferente para alunos, professoras e auxiliares, não deixando de ser educativa e produtiva. Apercebemos-nos que o espírito do convívio permanece entre as gerações e o resultado foi notável: a participação das crianças, o interesse dos avós, ajuda das auxiliares e a interacção das professoras.

Passámos momentos agradáveis e engraçados...será uma experiência a repetir no próximo ano.

IDA AOS CASTELOS DE OURÉM


Foi nos dias 14 e 15 de Outubro que os nossos utentes foram passear até aos Castelos de Ourém, como forma de comemorar o Dia Nacional dos Castelos(7 de Outubro).
Visitmos o cemitério,vimos os jardins, fomos á Igreja e andamos pelas suas ruas em ruínas. Para alguns foi uma primeira visita e para outros, uma surpresa, tentando porporcionar umas horas de convívio, fora do nosso espaço habitual, vsitando um monumento do nosso Conselho.

08 novembro 2009

ASSEMBLEIA GERAL DE SÓCIOS - 26 de Novembro

Chegámos quase ao final de mandato dos actuais corpos gerentes do Centro Social e, na Assembleia Geral, que se realizará no próximo dia 26, deverá ser eleita uma nova lista de dirigentes.
Será importante que surjam listas concorrentes para a eleição da nova direcção para o próximo triénio.
Nessa mesma Assembleia Geral será apresentado, discutido e votado pelos sócios, o orçamento para o próximo ano, além do orçamento rectificativo do ano em curso. Será apresentado também o plano de actividades para o ano 2009/2010 das valências de Jardim de Infância e ATL.
Esperamos a participação do maior número possível de sócios para que seja possível o debate de ideias e a eleição da nova direcção.
Contamos com todos.