19 outubro 2009

AZÁFAMA À HORA DE ALMOCO

Hoje, com o Armindo, andámos a visitar alguns pontos da nossa instituição e, nesse âmbito, fomos visitar o Jardim à hora da refeição.
Foi muito importante para nós poder confirmar o empenho e dedicação de todas as funcionárias para que todas as crianças tomasses a refeição com toda a tranquilidade, fazendo uso de toda a paciência que é possível utilizar.
Deixo aqui algumas fotos da nossa passagem, com a expressão da nossa gratidão pelo trabalho realizado.



10 outubro 2009

PLANO DE CONTINGÊNCIA PARA O H1N1 - Jardim de Infância

Seguindo as directivas das entidades oficiais de saúde, foi elaborado o Plano de Contingência para o caso de surgir alguém infectado com o virus H1N1 (Gripe A).

OBJECTIVO GERAL

O objectivo geral deste plano é manter a actividade da instituição, apesar das ausências que possam acontecer (crianças e/ou trabalhadores), o mais próximo da normalidade possível.
Pretende-se alcançar este objectivo através de medidas a tomar na presença de algum caso suspeito, e atribuição de responsabilidades a cada trabalhador dentro da instituição, de modo a que cada um saiba o que fazer em situação de gripe e que esperar das acções desenvolvidas por si e por outros.

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

  • Dificultar a transmissão da doença;
  • Contribuir para o diagnóstico, isolamento e tratamento precoce de doentes;
  • Promover a protecção dos sãos, principalmente os mais vulneráveis;
  • Assegurar a continuidade das principais funções da instituição.
O elemento coordenador do Plano de Contigência Interno será a coordenadora geral, no caso Marta Valido ou a sua substituta Salomé Moreira, com a colaboração da Educadora de cada sala ou a responsável da cozinha.
Estiveram envolvidos na elaboração, e estarão no eventual desenvolvimento das acções deste plano, o Centro de Saúde de Ourém, a SAG de Santarém e a Medicourém (entidade responsável pela higiene e medicina do trabalho, na instituição).
Foi já implementado o reforço do plano de higiene da instituição por forma a tornar exequíveis as medidas descritas no plano,
  • através da criação de horários extra para limpezas adicionais;
  • colocação de SABA nas várias salas, cozinha e secretaria;
  • Reforço de sabão líquido nos wc's e salas com lavatório;
  • Reforço de detergente;
  • Reforço de máscaras faciais para crianças e adultos;
  • Reforço de luvas porosas e não porosas;
  • Reforço de águas engarrafadas.
Internamente o contacto a ter com o coordenador e outros elementos da cadeia será o contacto directo, através do diálogo; externamente os contactos com os diferentes parceiros e outros (familiares das crianças e trabalhadores) será feito por via telefónica.

As particularidades do Plano de Contingência não especificados neste artigo poderão ser consultados pelo interessados, na secretaria do Jardim de Infãncia do Centro Social e Paroquial de Atouguia, junto da coordenadora geral da valência e deste plano.


04 outubro 2009

PROJECTO DO JARDIM DE INFÂNCIA



À semelhança dos anos passados, também no ano lectivo que está a iniciar existe um tema de fundo que será como que o mote de trabalho para todas as actividades - "MULTICULTURALIDADE - NÓS E OS OUTROS".
"Educar para a multiculturalidade é abrir as portas a uma maior liberdade de escolha a todos os níveis: afectivo, social, profissional, cultural e estético".
Como explicação para a razão deste projecto, a equipa de trabalho do jardim de infância explica que este tema é o primeiro de quatro temas a desenvolver até 2012. Assim, após este ano pretendem trabalhar o tema "Raças", depois as "Deficiências" e finalmente a "Arte".
Dado que a multiculturalidade é um aspecto específico da socialização, directamente relacionado com valores e atitudes. Os valores e as atitudes transmitem-se sempre em situações reais, nas interacções que as pessoas estabelecem com os seus semelhantes no meio em que vivem.
O jardim de infância é o lugar adequado para introduzir as nossas crianças na riqueza trazida pela diversidade.
O objectivo geral é educar as crianças no sentido de respeitar a diferença, promovendo atitudes de partilha e respeito por culturas e costumes diferentes dos nossos.
Para desenvolver este objectivo, serão promovidas actividades que valorizem as culturas das regiões de onde as famílias são oriundas e das diferentes etnias; sensibilizar para os valores da cidadania; fomentar a participação das famílias, pedindo aos pais para interagirem com as crianças vindo à sala falar da sua própria cultura; divulgação de aspectos da tradição portuguesa, e interagindo com outros jardins.
Todo o projecto com a calendarização das actividades para o ano lectivo poderá ser consultada pelos interessados, junto da coordenação do jardim.